Bancos Centrais dos Brics estabelecem acordo multilateral

Os Bancos Centrais do Brasil, da Rússia (Central Bank of Russia), da Índia (Reserve Bank of India), da China (People’s Bank of China) e da África do Sul (South African Reserve Bank) assinaram nesta terça-feira (07), em Moscou, na Rússia, o estabelecimento de um acordo multilateral (Inter-Central Bank Agreement, ICBA) no âmbito do Arranjo Contingente de Reservas (Contingent Reserve Arrangement, CRA) dos BRICS.
O ICBA detalha os procedimentos que serão adotados pelos Bancos Centrais dos países dos BRICS, bem como estabelece responsabilidades mútuas. A assinatura do ICBA sinaliza a forte colaboração entre os países e sua disposição em articular um mecanismo multilateral de apoio.
O CRA foi firmado, em 15 de julho de 2014, pelos governos dos BRICS, seguindo as tratativas definidas para o estabelecimento deste acordo demandadas pelos líderes dos países em sua declaração conjunta em junho de 2012. Seu anúncio configurou mais um importante avanço na colaboração entre essas importantes economias emergentes e complementa a atual rede de proteção financeira mundial.
O CRA conta com um montante inicial de compromissos assumidos de USD 100 bilhões e a concessão de recursos será feita por meio de operações de swap a serem executadas pelos Bancos Centrais, seguindo as diretrizes, as responsabilidades e os procedimentos operacionais definidos no ICBA.
Via Banco Central do Brasil. Leia mais no original.